quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Ministro Eliseu Padilha recebe Medalha do Mérito Farroupilha - Leia o discurso na íntegra

Ministro Eliseu Padilha recebe Medalha do Mérito Farroupilha - Leia o discurso na íntegra
Leia o discurso, proferido, na noite desta terça-feira (20/10), pelo ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, durante o recebimento da outorga do Mérito Farroupilha na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre:

I – Cumprimentos e Saudações:
Senhoras e Senhores presentes!
Inicio fazendo saudações que, para mim, neste momento são indispensáveis:

1 – Ao Presidente da AL do Estado do Rio Grande do Sul, EDSON BRUM! Companheiro a quem tive o prazer de incentivar o amanhecer de sua brilhante e exitosa vida pública, em nome do qual saúdo também os 55 Deputados Estaduais que compõem esta brilhante representação do povo gaúcho.

2 – Ao Governador de nosso Estado JOSÉ IVO SARTORI! Histórico companheiro partidário, a quem o imponderável, mas certamente sob inspiração divina, reservou o intransferível e impostergável desafio, a oportunidade e a honra de iniciar, sob a incompreensão de alguns, mas com a ciência e a convicção de todos quanto a sua necessidade, o pedregoso caminho de Ajustar as Contas Públicas do Estado do Rio Grande do Sul, que são deficitárias desde a década de 1970. A Grande Marcha de Mao, na Revolução Chinesa, percorreu cerca de 10.000 km, mas começou com um primeiro modesto passo. 
SARTORI! Estás fazendo o Rio Grande dar os primeiros modestos passos no caminho do necessário Ajuste Fiscal. 
Embora não sendo maoísta, volto ao Mao para trazer aqui uma de suas tantas lições:
“Só progride quem é modesto. O orgulho obriga a dar passos para trás. ” 
― Mao Tsé-Tung
Em seu nome, Senhor Governador, peço permissão para saudar a todos os seus dedicados e competentes Secretários de Estado.

2 – Ao Presidente Nacional de meu partido, Vice Presidente da República, Dr. Michel Temer, hoje no exercício da Presidência da República. Companheiro de jornadas políticas de nosso PMDB há mais de duas décadas. Parceiro, Irmão, Conselheiro e Amigo a quem agradeço por seu permanente estímulo e apoio.
Saudando o Presidente Michel Temer saúdo, da mesma forma, com o mesmo entusiasmo, a todos os dirigentes partidários presentes. Com distinção para os peemedebistas, presentes e ausentes, aqui representados por nosso Presidente Estadual, Deputado Ibsen Pinheiro, que tem me ofertado o necessário alicerce para a construção de minhas posições políticas.

3 - Saúdo de maneira muito especial a todas as autoridades, dos três poderes do Estado do Rio Grande do Sul, inclusive as nominadas protocolarmente. Sou um profissional do respeito às instituições republicanas. Sou advogado no exercício da profissão há mais de 40 anos. Sei que a garantia da Democracia reside no respeito à Lei. Sou um escravo da Lei.

4 - Ao Deputado Gabriel Vieira de Souza! 
Agradeço inicialmente pela iniciativa da concessão desta grande honraria, que tanto me orgulha. O Gabriel é uma daquelas tantas apostas que fiz ao estimular jovens que manifestassem vontade ou pendor pelo culto ou exercício da política, que deu muito certo. É Bilhete Premiado. Bastou um empurrão para sua decolagem que ele passou a voar, naturalmente, nas maiores altitudes, mesmo quando ocorrem as costumeiras tempestades políticas.
Estudioso, dedicado, focado, bem formado profissional e politicamente e contemporâneo da Geração Y. De líder da juventude do PMDB de Tramandaí, rapidamente chegou à Presidência da Juventude Nacional do PMDB, como tal foi trabalhar na Secretaria Nacional da Juventude, no Palácio do Planalto, e, logo após, com grande destaque, se elegeu Deputado Estadual e hoje representa muito bem a todos os gaúchos. Para ele isto tudo é só o começo. É o que desejo e espero.

5 – A minha Esposa Simone Camargo! 
Sempre digo que Deus tem me dado muito mais que eu mereço. Testemunho maior disto, ao meu sentir, é o presente que ele me deu quando ele me entregou a Simone e permitiu que eu me entregasse a ela. 
Mulher valente. Corajosa. Determinada. De origem humilde, como eu, mas que soube construir uma reputação pessoal e profissional de grande envergadura.
Companheira, Amiga e Esposa de grande sensibilidade. Um coração do tamanho do mundo e uma capacidade de guerrear política e profissionalmente que me impressiona e impulsiona.
Revelo para fechar com chave de ouro esta parte, que ela é também a mãe da Elena, fruto de nosso amor, que já se consagra como o xodó dos cinco irmãos, com os quais a Simone estabeleceu uma grande relação de mútuo afeto, respeito e amor. Com a coalisão familiar capitaneada por ela somos, de verdade, uma Grande Família.
Pedindo compreensão para com esta passagem de intimidade, permitam que eu repita aqui aquilo que tanto tenho buscado comprovar a ela, por atos, nestes nossos 10 anos: Simone és o grande amor de minha vida!

6 – Aos meus pais! 
Eles já se foram. Certamente para preparar meu retorno, daqui a muitos anos, à sua agradável e sábia companhia. 
A eles devo o ser que sou. A árvore se faz reta, ou não, na fase do crescimento, ensinava meu pai. Eles construíram a estrutura de minha personalidade na minha fase de crescimento. Eles me passaram as grandes lições que me tem norteado em toda a vida. Dois exemplos: Uma da mãe, ”Amar ao próximo como a ti mesmo” e uma do pai “Ninguém é obrigado a prometer, mas prometeu é obrigado a cumprir”.
Dois empregados de fazenda de agro pecuária que se converteram em trabalhadores da fábrica de papel e celulose, em Canela, RS.: minha mãe Olinda Padilha e meu pai Solon Padilha. Estes me legaram os maiores tesouros que conheço: lições de amor e de retidão. Eles eram pobres. Nós éramos pobres. Hoje vejo que eles foram afortunados. Ricos, entesourados dos valores que são indispensáveis para a construção da Paz Social.
Lá do infinito, onde vocês passeiam, mãe e pai, saibam, mais uma vez, que sinto muito orgulho de ter sido, de ser seu dedicado filho.
A eles devo o agradável convívio com meus irmãos José, já falecido, Florindo e João. Tivemos os mesmos mestres. Cada um a seu modo aproveitou suas lições. Aos irmãos agradeço pelo carinho e o respeito para com toda a minha família. Estamos procurando fazer jus.

7 - Aos meus seis Filhos:
Na minha forma de ver a vida, já quase septuagenário, o primeiro atestado de nosso acerto ou não, no curso da existência, é dado pelos seres humanos que geramos, educamos e que nos retratam, em boa parte: nossos filhos.
Pois nesta parte também me sinto altamente realizado e mais estarei no amanhã. Tenho seis filhos que retratam meu orgulho como pai:

7.1 - A primogênita é a Christiane Reck Padilha. Arquiteta de singular realização profissional que, além de tantas outras obras mais importantes, é a responsável pela plástica de nosso escritório de advocacia. Minha sede permanente. Uma vez que todas as demais, inclusive os gabinetes brasilienses, são provisórias. É uma pessoa de bem com a vida e com os seus;

7.2 – A seguir vem a Aline Reck Padilha Abrantes. Doutora em Psicanálise e Educação, com clínica psicanalítica em Araraquara, SP. Igualmente muito bem sucedida profissionalmente. Pessoa integrada à vida de sua comunidade que também se destaca na vida familiar;

7.3 – Robinson Eliseu Reck Padilha. Experiente e bem sucedido advogado. Divide com Simone e comigo o comando de nosso Escritório de Advocacia em P. Alegre. Colorado doente e dedicado chefe de família. Sabe fazer amigos e aproveita os momentos de lazer;

7.4 – Taoana Aymone Padilha. Mestranda em psicologia com direcionamento para a psicanálise, na UFRJ. Pensa doutorar-se na mesma área na Europa. Vai chegar lá. Solteira. Artista e cantora. De forma madura, busca construir sua própria carreira. Em paz com a vida;

7.5 – Tales Aymone Padilha. Mestrando em Economia na Universidade de Warwick, em Coventry, na Inglaterra. Já fez aplicação para o Doutorado na mesma área nas maiores Universidades da Inglaterra. Talvez, entre todos nós, comigo incluído, seria o mais qualificado para a atividade política. Um cavalheiro, com fineses para defender suas firmes convicções. Solteiro. Quer ser, e tenho certeza que será, doutor em Economia Financeira, e, para o gran finalle;

7.6 – Elena Padilha, com dez meses, que já está comprovando a evolução de Simone e a minha, com seu permanente radar de 360 graus e sua sensibilidade de fazer inveja. Já quer ser independente. 
Por sua forma de ser tornou-se a centro de atenção e carinho de todos os irmãos e de seus sobrinhos, que são muitos.
Vejam que, além da dedicação à política, tenho buscado fazer a minha parte, também, familiarmente, contribuindo com seis filhos que procuro orientar para serem agentes da melhora do mundo e da vida de todos nós. 

Sou muito pai coruja e orgulhoso dos meus seis filhos. Como são todos os pais para com os seus. Por eles já fiz bastante, mas mais ainda quero e, se Deus me permitir, vou fazer.
Semeie sementes qualificadas que se aprimoraram e estão se aprimorando. A sociedade, o mundo, a partir delas, vai colher belos e qualificados frutos. Que assim seja.

8 – Aos companheiros do meu PMDB:
Sou fundador de nosso partido. Sou filiado desde 1966. O PMDB é a minha vida pública. Sob o manto dele conquistei todas as posições politicas que já desfrutei. Sou quadro de partido. Todos os demais compromissos políticos vem após os meus compromissos com o meu partido.
Agradeço a meus companheiros presentes e aos ausentes. A Medalha que hoje recebo é, também, fruto do companheirismo e do carinho de cada um e de todos vocês para comigo.
Sinto muito orgulho de nosso PMDB. Carregamos nele as virtudes e os defeitos médios de nosso povo. Nosso partido tem os seus líderes, locais, estaduais e nacionais. Mas o PMDB de verdade somos nós, cada um dos filiados, com a nossa forma de ser e de contribuir com as nossas comunidades.

9 – Aos companheiros da FUG:
À Fundação Ulysses Guimarães devo uma das páginas mais agradáveis de minha história política.
Com ela tem sido possível cavalgar a utopia política nas vinte e sete unidades da federação brasileira.
Antes de qualquer movimento de rua já detectamos, em 2012, a crise de representatividade política que assola nosso país. Fizemos parcerias com professores dos Institutos de Ciência Política da UNB, UFRJ e UFRGS e criamos um Programa de Formação Política, de cunho acadêmico popular, que hoje está espalhado em todo o Brasil e já conta com mais de 250.000 participantes. 
Estamos procurando provar que a atividade política é indispensável para a vida em sociedade e que o verdadeiro político é aquele que faz efetivamente política, sem pragmatismo, com ou sem mandato eletivo.
O trabalho junto a Fundação, para mim, é o lazer da minha atividade política.

10 – Aos que Trabalham ou trabalharam comigo:
Competente não é o gestor que sabe tudo. Competente é aquele que sabe que não sabe tudo, mas traz para com ele dividir o trabalho pessoas que sabem mais do que ele, nos diversos campos da atividade que vai ser desempenhada por aquele ente.
Neste aspecto também sou um privilegiado. Como Prefeito, Secretário de Estado, Deputado Federal e Ministro de Estado, em todos os casos tive, sempre, o privilégio de descobrir e contar com tais pessoas. Elas são quem faz tudo acontecer. Meu comando, apenas, não pode atrapalhar.
Tenho fama de realizador. Pois transfiro aos meus companheiros de jornada a maior parte de tal reconhecimento. São eles que efetivamente realizam.
Nas minhas atividades privadas, como Advogado e como Empresário tenho tido a mesma sorte. Trabalham comigo pessoas igualmente especiais.

11 – Às gaúchas e aos gaúchos de todos os rincões de nosso amado Rio Grande:
A política é a arte, a atividade, de promover a felicidade de todos aqueles que vivem em sociedade. Esta lição vem desde Aristóteles.
Agradeço às gaúchas e a todos os gaúchos, tendo sido meus eleitores ou não, pois foi por vocês, principalmente, que fiz e faço política e vida pública.

12 – Aos profissionais de comunicação social:
Muito do que sou devo às versões sobre mim publicadas. Nem sempre tais versões me foram favoráveis. Nem sempre traziam a verdade. Porém, entre os prós e os contra, elas me levaram, de forma positiva, aos gaúchos e ao mundo.
Obrigado pelo que por mim fizeram todos os profissionais de comunicação social.

II – A MEDALHA DO MÉRITO FARROUPILHA:

13 - Tenho que iniciar registrando o orgulho e a satisfação em poder ser agraciado com a MEDALHA DO MÉRITO FARROUPILHA, criada em 1995. É a distinção máxima que possa ser conferida a alguém, pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, vale dizer por todos os gaúchos, pois esta é a casa, o poder, que os representa na plenitude. Para mim, hoje, esta homenagem, representa um momento de imensurável alegria e emoção. Àqueles que fazem vida pública o que efetivamente resta, em cada balanço de vida, é a verificação do reconhecimento, ou não, do bem social que eles buscaram fazer. 
Por isso, com grande emoção, quase incontrolável, tenho que dizer, tenho que gritar: OBRIGADO GAÚCHOS E GAÚCHAS DE TODOS OS RINCÕES.

14 - Como todos sabemos, o termo FARROUPILHA tem um duplo sentido. Para mim, para nós gaúchos, ele tem um só: Somos insurretos, inconformados com as desigualdades da federação brasileira e discordantes das condutas fora da ética, fora da institucionalidade e fora da retidão política.
Fomos insurretos em 1835, com a Revolução Farroupilha, fomos insurretos em 1893, com a Revolução Federalista e continuamos sendo insurretos no confronto que fazemos, permanentemente, entre as posições das lideranças políticas gaúchas, de todos os partidos, e as posturas políticas de suas direções nacionais.
Somos insurretos. Sou um insurreto. Somos farroupilhas. Sou um farroupilha.

15 - Honra-me, por demais, figurar, a partir deste ato, na galeria de tantas mulheres e de tantos homens da maior envergadura política e socioeconômica, que já honrosamente a compõe, e daqueles que, recebendo este galardão, a comporão. 
Nunca imaginei poder estar, como agora estarei, entre tais personalidades, para sempre.

16 - Para não cansar, concluindo minhas razões do por que somos farroupilhas, nada melhor do que recorrermos às palavras do personagem símbolo do surgimento desta qualificação de insurretos, que nos orgulha e distingue, nosso Comandante Revolucionário, que se converteu no primeiro Presidente da República Riograndense: BENTO GONÇALVES;
“A causa que defendemos, não é só nossa, ela é igualmente a causa de todo o Brasil. Uma República Federal baseada em sólidos princípios de justiça e recíprocas conveniências uniria hoje todas as Províncias irmãs, tornando mais forte e respeitada a Nação Brasileira.” 
― Bento Gonçalves

III – TESTEMUNHO DE UMA CARREIRA POLÍTICA DE MAIS DE MEIO SÉCULO:

17 – Passo, agora, com a compreensão de todos, à conclusão deste breve balanço de uma vida pública de mais de meio século, citando alguns feitos. 
Não falarei, aqui, de minhas atividades como advogado e empresário:

17.1 - Sou político de centro esquerda, iniciado nos movimentos de esquerda, ao tempo de estudante, e, após, fui temperado pelas lições do positivismo gaúcho, com base em Júlio de Castilhos, Borges de Medeiros, Flores da Cunha, Osvaldo Aranha e Getúlio Vargas. Meu caminho natural foi o MDB, é o PMDB;

17.2 - Líder estudantil em Canela, RS., no início da década de 1960, eleito Presidente da União Canelense de Estudantes Secundários, propus e institui os Jogos Estudantis da Primavera de Canela, que ainda hoje existem;

17.3 - Prefeito de Tramandaí, propus e criei, entre tantas iniciativas, o Festival Estadual do Peixe, já na vigésima sexta edição;

17.4 - Secretário de Estado do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, promovi as necessárias plenárias e coordenei a Redação Final do Plano Estadual de Assistência Social, que serviu de base para o Plano Nacional de Assistência Social. Isto em face de eu ter sido eleito Presidente do FONSEAS – Fórum Nacional dos Secretários de Assistência Social;

17.5 – Como Ministro de Estado dos Transportes, dentre tantas e tantas realizações em todo o Brasil, elejo, para este momento gaúcho, a recuperação e extensão dos molhes do Porto de Rio Grande, com o aprofundamento do calado para 18 metros. Isto viabilizou converte-lo no Porto do Mercosul. Podendo receber os maiores navios do mundo e sediar a Indústria Naval. 
Lembro que na solenidade de início de tais obras eu disse ao prefeito de então, Vilson Mattos Branco: Este porto vai mudar a fisionomia econômica da metade sul do Rio Grande.

17.6 - Como Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados, presidi e articulei a aprovação da Lei da Ficha Limpa. Um marco na política brasileira.

17.7 – Honrado pelo convite recebido da Presidente Dilma Rousseff e por ela distinguido com estímulo e apoio, ao que busco corresponder, hoje exerço o cargo de Ministro da Aviação Civil. Tenho como metas, implantar o Programa de Aeroportos Regionais, com 270 aeroportos em todo o Brasil, e dar autonomia ao sistema aeroportuário do meu estado o Rio Grande do Sul.
O tempo deste pronunciamento, para não ser inconveniente, determinou que elencasse, acima, apenas uma realização, fruto do exercício de cada cargo. 
Concluo este breve balanço registrando, com muito orgulho e em paz com minha consciência, que, passados mais de cinquenta anos de vida pública e de décadas no exercício de cargos públicos, hoje não existe nenhum Inquérito, Processo ou condenação criminal em relação à minha pessoa.
Permitam que eu repita: hoje não existe nenhum Inquérito, Processo ou condenação criminal em relação à minha pessoa.


Valeu a Pena! 

Está valendo a pena buscar fazer pelos gaúchos, fazer pelos brasileiros.

Sou um homem de sorte!

Abençoado por Deus de forma muito mais expressiva do que eu imaginava e imagino merecer. Ele tem me levado para conquistas nunca sonhadas. Tenho, a meu favor, no entanto, o fato de que quando ele e/ou a sorte vem em meu auxílio sempre me encontra trabalhando. Minha ensinava a lição bíblica: “Ajuda-te que eu te ajudarei.”.
A propósito, já foi dito mas repito: O sucesso só vem antes do trabalho no dicionário por ordem alfabética.

IV – O AMANHÃ DE NOSSO QUERIDO RIO GRANDE:
Acredito, sem limites, no potencial de nosso Estado. No potencial dos gaúchos. O setor privado aqui é rico, moderno. O setor público tem a pior situação em todo o Brasil.
A gestão de nosso Rio Grande, com suas contas ajustadas, é possível sim. 
Creio, mais do que nunca, na capacidade criadora e no talento dos gaúchos. Agora, com a crise, que sempre traz proporcionais oportunidades, temos que ser geniais.
Neste ponto lembro o filósofo alemão Schopenhauer:
“Talento é quando um atirador atinge o alvo que os outros não conseguem. Gênio eh quando um atirador atinge o alvo que os outros não vêem”.
Arthur Schopenhauer
Gaúchas e gaúchos!

O desafio que o Ajuste das Contas Públicas de nosso Estado representa não é apenas das autoridades governamentais. Ele é um problema de cada um e de todos nós. O tempo que levaremos para vencer tais dificuldades presentes será inversamente proporcional ao tamanho da aliança que lograrmos fazer, envolvendo a todos os gaúchos, em defesa do Rio Grande.
Nossas diferenças partidárias nada significam ante o tamanho do problema comum que, de forma intransferível, deverá ser agora, conjuntamente, resolvido.

Vamos olhar para o amanhã com responsabilidade e otimismo. Quanto ao Ajuste no Estado teremos que ver aquilo que antes ainda não foi visto. Cada um de nós pode ser genial.
O Rio Grande precisa que sejamos geniais. Geniais ao ponto de realizarmos, novamente, façanhas como aquelas que nos projetaram. Ajustar as Contas Públicas do Estado é, sem dúvida, a mais urgente e a mais importante façanha que todos nós, coletivamente, temos que e devemos fazer.
Como insurretos que somos, empunhando tal façanha, sonho em ouvir novamente, logo aí adiante, em tempo menor do que se pensa, todos os gaúchos cantando, com justificada convicção, em alto e bom som:
“Que sirvam nossas façanhas de modelo a toda a terra!”
Muito obrigado pela presença e pela audição.


Eliseu Padilha – 20 de outubro de 2015. - See more at: http://www.eliseupadilha.com.br/politico/22102015105301-ministro-eliseu-padilha-recebe-medalha-do-merito-farroupilho---leia-o-discurso-na-integra/index.php#sthash.104wRNJF.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMPARTILHE:

COMPARTILHE: